Tudo começou com um desenho na areia. Em 1968, Hobart (Hobie) Alter surfista bem conhecido em Capistrano Beach, criou o 1ºcatamaran de praia do mundo, com cascos assimétricos: o Hobie Cat 14.
Foi assim que surgiu na Califórnia Hobie & Friends, com uma pequena produção em série de catamarans de desporto, iniciando o “Hobie Way of Life” à conquista do mundo. Em 1970 aparece o irmão mais volumoso do Hobie Cat 14, o Hobie Cat 16. Terá Hobie Alter imaginado que acabava de criar uma classe de catamaran que seria um dia a mais importante do mundo? Entretanto mais de 200 000 Hobie Cat navegam pelo mundo.
São factores como a facilidade de transporte, a simplicidade de manuseamento, a incrível performance de navegação, uma tecnologia inovadora, uma estabilidade e reconhecida longevidade que explicam, o sucesso do Hobie Cat.
Um aspecto importante do Hobie Cat é a sua verdadeira monotipia particularmente controlada pela associação internacional Hobie Cat (I.H.C.A.) graças à publicação de regras de classes bastante rígidas.
A I.H.C.A. organiza todos os anos, mais de 200 regatas mundiais.
Seja para regata ou para entretimento, a associação da classe Hobie Cat oferece a cada navegador conselhos, informações e o prazer de navegar entre amigos.
Com o apoio de:
A Hobie Cat
A Hobie Cat Em Portugal
João Dias Machado e Mergu trazem para Portugal a importação organizada de Hobie Cat 14 em 1980. O Hobie Cat 16 surge 2 a 3 anos mais tarde.
Luís Leite, Raul Moreira e Anselmo Vilardebó sócios honorários nºs 1, 2 e 3 são os responsaveis pela criação da APCHC em 12 de Junho de 1984.
No final do século XX, Luís Reis, Carlos Clara, Rodrigo Duarte, Marco Wallenstein e Ramiro Costa pegam na Associaçãoe retomam a actividade, regatas e convívios ... O Marco assumiu a Presidência da Direcção e representou a APCHC nas AGM (Annual General Meeting) da EHCA desde 2001. Em 2004 foi realizada em Carcavelos a, por todos considerada, melhor AGM-EHCA de sempre.
Carlos Clara, a partir de 2007 fica com o leme da APCHC, ... com Rodrigo Duarte, José Pedro Toscano, Luís Rebêlo, Pedro Bica e João Guilherme.
Em meados de 2015, Rodrigo Duarte fica com o leme da APCHC , com José Pedro Toscano, Luís Reis, Rui Dias Ferreira e João Sarmento na Direcção, vão levando a Associação a 'bom porto' ... ... ficando Carlos Clara (entretando aprovado como sócio honorário) Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Luís Rebêlo como Presidente do Conselho Fiscal.
APCHC Associação Portuguesa da Classe Hobie
©2015 - Designed by Joana Machado